Os produtos estão disponíveis em mais de 20 países (Foto: Divulgação/Roca)

Conteúdo Roca:
Delicadeza das curvas reproduzida em cubas

Os quatro modelos que compõem a Coleção de Cubas Ruy Ohtake by Roca são inspirados nas formas orgânicas, garantindo sofisticação a diferentes projetos.

Patrocinado

As formas orgânicas e a precisão do desenho que marcam as grandes obras assinadas por Ruy Ohtake criam a identidade da Coleção de Cubas Ruy Ohtake by Roca. Fruto da parceria entre o arquiteto e designer com a empresa líder mundial na produção de louças sanitárias, as peças de visual único e atemporal conquistaram o mundo e atualmente são encontradas em mais de 20 países distribuídos pelos cinco continentes. Disponíveis em quatro modelos distintos, os produtos garantem a sofisticação de projetos residenciais e corporativos na América Latina, nos Estados Unidos, na China, na Espanha, na Turquia e em diversas outras regiões.

O reconhecimento internacional também veio com o prêmio Red Dot Award 2019 — um dos mais importantes do universo do design –, concedido pelo Design Zentrum Nordrhein Westfalen. Laureada na categoria máxima (Red Dot: Best of the Best — Banheiros), a peça que encantou os jurados foi inspirada na casca do ovo e possui curvas sinuosas.

“Ao concebê-la, pensei inicialmente em valorizar a água e a atitude do cotidiano, situações que são normais no dia a dia e importantes para a vida”, relembra Ohtake. Ele ainda explica que desenvolveu a cuba com um significado maior do que um simples objeto industrial. “Meu objetivo foi elevá-la como uma peça bonita e interessante, que faz parte da rotina”, completa.

 

O modelo oval conquistou o Red Dot Award 2019 (Foto: Divulgação/Roca)

 

Processo criativo

Escolhido pela Roca por conta de sua importância no cenário arquitetônico nacional, Ruy Ohtake nunca havia trabalhado na concepção de uma coleção de louças sanitárias. Ao aceitar o desafio, o profissional abusou da genialidade adquirida com os projetos de grande escala e conseguiu transferir essa mesma essência para uma peça cerâmica de menor proporção. Durante o processo criativo, ele deu preferência às curvas, pois trata-se de um elemento imprevisível e que permite inúmeras percepções.

A reprodução das formas orgânicas pensadas pelo arquiteto só foi permitida pela tecnologia Fineceramic®, exclusiva da Roca, que possibilita a fabricação de produtos 30% mais leves em relação à cerâmica tradicional e com espessura ultrafina. Ohtake conta que ao conhecer a produção de perto, entendeu como seria possível abandonar as formas tradicionais das cubas comuns (retangulares e redondas).

“Para a minha grata surpresa, a proposta de imprimir as curvas orgânicas de maneira elegante só foi possível devido à tecnologia da Roca, que permite fazer a cerâmica com uma espessura bastante fina”, reforça o arquiteto.

 

Essa foi a primeira experiência de Ruy Ohtake na concepção de uma coleção de louças sanitárias (Foto: Divulgação/Roca)

 

Ruy Ohtake by Roca

A Coleção de Cubas Ruy Ohtake by Roca é composta pelos seguintes modelos:

• Cuba de Apoio Oval (540 mm x 375 mm x 185 mm), indicada para banheiros espaçosos;
• Cuba de Apoio Quadrada (410 mm x 410 mm x 105 mm), ideal para ambientes menores;
• Cuba de Apoio Redonda (375 mm x 375 mm x 175 mm), perfeita para banheiros compactos ou bancada dupla;
• Cuba de Embutir Retangular (620 mm x 445 mm x 40 mm), usada em ambientes maiores.

Todos os modelos têm as curvas características da coleção. Conforme enchem de água, o contorno da borda fica mais evidente; o que sobra de espaço é a ondulação. “Esse desenho é igual ao horizonte do mar, lembra o movimento da água e dos elementos naturais”, define o arquiteto. Além disso, as peças foram pensadas de maneira que o lavatório ondulado crie um contraste com a superfície plana da água. Para alcançar esses resultados, a tecnologia Fineceramic® foi fundamental.

Outra característica de destaque da coleção é o uso de cores e do acabamento matte, que permitem a personalização do banheiro. Os produtos são oferecidos em seis tonalidades no acabamento matte (branco mattebeigeperlagrafitocafé e onix), além do branco brilho.

As cores sóbrias, acolhedoras e com toque aveludado também foram escolhas de Ohtake, que optou pela variedade de tons para representar como o Brasil é um país colorido, sem fugir muito dos acabamentos que fazem parte do cotidiano dos usuários.

 

As cubas podem ser encontradas em diferentes cores, no acabamento brilho e matte (Foto: Divulgação/Roca)

 

Resultados

Elemento que faz parte do início ao fim do dia das pessoas, as cubas têm que ser sempre agradáveis, bonitas, funcionais e diferentes. Participar da concepção de objetos tão importantes do cotidiano foi motivo de orgulho, mesmo para um arquiteto com longa e rica trajetória profissional. “Fiquei muito orgulhoso em saber que a Roca vai estender esse produto para todo o seu mercado. Além disso, gosto muito de participar da execução de qualquer obra, seja arquitetônica ou de uma pequena peça, porque eu respeito muito os velhos mestres. E a Roca tem muitos mestres trabalhando com cuidado e carinho”, conclui Ohtake.

 

A coleção é ideal para projetos corporativos ou residenciais (Foto: Vivi Spaco para Roca)

 

 

www.br.roca.com