A coleção Infinity tem cubas de apoio com traços, ângulos e formatos que se adequam à rotina das casas brasileiras (Foto: Divulgação/Roca)

Conteúdo Roca:
Cubas modernas e minimalistas

Premiada internacionalmente, a coleção de cubas de apoio Infinity – Roca – leva a assinatura da arquiteta Fernanda Marques.

Patrocinado

Quatro vezes vencedora dos prêmios The International Property Awards e Italian AD Awards, a renomada arquiteta Fernanda Marques recebeu um convite bastante especial da Roca: atuar em conjunto com a empresa líder mundial na produção de louças sanitárias na concepção da coleção de cubas de apoio Infinity.

Sentindo-se honrada com a oportunidade, a arquiteta revelou que essa foi sua primeira experiência envolvendo o desenho de louças sanitárias. “Tive que me jogar no projeto. Foi um trabalho a quatro mãos com a Roca, que me acompanhou o tempo todo e trouxe sugestões para chegarmos ao produto final”, completa.

Prova de que a parceria foi um sucesso veio em março de 2020, quando a coleção Infinity venceu a categoria “Product Design 2020” do importante prêmio Red Dot Design Awards, referência mundial em design e inovação. Inédito na carreira de Fernanda Marques, esse foi o segundo Red Dot Design Awards consecutivo da Roca. Além do reconhecimento internacional, anteriormente o trabalho já havia sido laureado como o melhor produto (Best in Show) da Expo Revestir 2019.

 

A coleção Infinity venceu a categoria “Product Design 2020” do prêmio Red Dot Awards (Foto: Divulgação/Roca)

 

Coleção Infinity

Desde o início, o objetivo da coleção Infinity foi desenvolver uma cuba que unisse funcionalidade e design. As peças modernas e minimalistas possuem traços, ângulos e formatos que se adequam a rotina das casas brasileiras e proporcionam conforto aos usuários. Ao aproveitar a perfeita sincronia entre curvas e linhas retas, os produtos foram trabalhados com o frescor da inusitada combinação de materiais e acabamentos.

Para Fernanda Marques, as cubas são uma expressão do seu trabalho como arquiteta traduzida no design. “Procuro sempre criar contrapontos entre essa linguagem mais limpa e retilínea. Ao mesmo tempo, quero que seja quente”, explica. A intenção da arquiteta com essa coleção foi produzir uma peça que seguisse esse conceito. “De fácil leitura visual, agradável aos olhos e que transmite sensação de leveza. Há, também, uma história de engenharia envolvida que passa despercebida no desenho”, explica.

 

 

As cubas da coleção Infinity têm lavatório com espaço generoso, além de área para armazenar sabonete e demais itens de higiene pessoal – tudo planejado com equilíbrio meticuloso de tecnologia, materiais e formas.

A união de linhas retas e bem definidas com cantos suaves só foi possível graças à tecnologia Fineceramic® (que permite a fabricação de produtos 30% mais leves em relação à cerâmica tradicional e com espessura ultrafina).

“Isso fez toda a diferença no desenho. Apesar de as cubas dessa coleção serem grandes e robustas, têm um aspecto leve e possuem paredes bem finas”, afirma Fernanda. Outro destaque, fruto da inovação produtiva da Roca, é a válvula para saída de água que é totalmente oculta, garantindo um desenho mais clean. “Não queria nenhum tipo de interferência no design da cuba, e a válvula oculta certamente ajudou muito no resultado final da peça”, revela.

Com suas linhas minimalistas e tons neutros, as peças se comunicam perfeitamente com diferentes estilos e acabamentos.

 

A inovação produtiva da Roca permitiu que a válvula para saída da água ficasse oculta (Foto: Divulgação/Roca)

 

Mistura de materiais

Os produtos da coleção Infinity possuem uma mistura balanceada de materiais, como o metal empregado na grade, que transmite o aspecto de robustez e o contraponto leve (por conta da sutileza das bordas ultrafinas da louça sanitária).

A arquiteta Fernanda Marques realça que a leveza da louça sanitária é reflexo de sua espessura de até 5 mm (resultado da tecnologia Fineceramic®). Já a resistência e a elegância do metal utilizado na grade resultaram em um elemento estético e funcional. “O balanço é a expressão da coleção”, salienta.

As peças têm 60 cm, 80 cm ou 110 cm de largura, além de design universal que se encaixa em qualquer banheiro. Duráveis, as cubas da coleção Infinity são 30% mais resistentes do que os modelos convencionais (sua cerâmica é resistente a produtos de limpeza abrasivos e a abrasão mecânica).

 

Os produtos são indicados para qualquer tipo de banheiro (Foto: Divulgação/Roca)

 

Variedade de cores

A coleção assinada por Fernanda Marques destaca-se, ainda, pela variedade de acabamentos. Os produtos estão disponíveis nas cores: beige, branco matte, perla, café e ônix, além do branco brilho. “Utilizei a paleta de cores sóbrias da Roca, com acabamento matte. A escolha se deu pelo fato de criar diversas combinações de acordo com a personalidade dos moradores e dos projetos de interiores. Para os arquitetos, é uma forma de aumentar o leque de possibilidades de criação. Certamente, cada projeto será único”, diz.

A cor beige é ideal para quem gosta de tons claros, mas quer ir além, fugir do convencional e apostar em um acabamento discreto que continua sendo o protagonista do ambiente. Já o branco matte garante uma textura sofisticada e requintada à louça sanitária, enquanto o perla imita o brilho da madrepérola e reinventa esse tom clássico e elegante.

O tom café é carismático e chama a atenção na decoração dos banheiros. E por outro lado, o ônix garante visual moderno para os ambientes, com o aspecto homogêneo da pedra semipreciosa usada em jóias. Por fim, o branco brilho é a cor tradicional que assegura e mantém a elegância.

 

 

 

www.br.roca.com