A madeira engenheirada é um sistema construtivo inovador que garante benefícios técnicos e ambientais. Seu uso ajuda a reduzir as emissões de CO₂ (Foto: Fran Parente)

Conteúdo Rewood:
A revolução das estruturas em madeira

No mundo todo, arquitetos e engenheiros trabalham para entender e revolucionar a indústria da construção civil por meio da madeira engenheirada, criando edifícios tecnológicos e sustentáveis com uma produção industrializada em larga escala.

Patrocinado

A mudança no modelo construtivo para a madeira engenheirada não é visto apenas como um sistema estrutural inovador superior ao aço e concreto em muitos aspectos. O uso da solução também como uma forma de atuar na redução das emissões de CO2, um dos principais gases causadores do aquecimento global. No Brasil essa revolução já começou, com o primeiro prédio construído em madeira engenheirada recém-concluído, localizado na cidade de São Paulo. O edifício comercial de quatro andares tem sistema construtivo baseado na utilização de painéis de Madeira Laminada Colada Cruzada (MLCC | CLT – Cross Laminated Timber) empregados como lajes, o sistema de pilares e vigas em Madeira Laminada Colada (MLC) e paredes em Wood Frame para o fechamento. Já as ligações entre os elementos são feitas por parafusos auto perfurantes de alta resistência desenvolvidos exclusivamente para madeira, o que facilita a montagem e reduz o tempo de instalação.

 

A loja conceito da Dengo está no primeiro prédio construído em madeira engenheirada do país. O projeto tem uma forma geométrica forte e com design moderno

 

O empreendimento abriga a loja conceito da Dengo e possui uma forma geométrica forte com design moderno. As pessoas sentem uma conexão instintiva e atração por materiais naturais; muitos designers da construção citam os atributos naturais e aconchegantes da madeira como uma razão para o seu uso. Cada vez mais, pesquisas confirmam o que o bom senso e a sabedoria popular nos ensinam: ser exposto à natureza e aos materiais naturais e orgânicos pode ter efeitos positivos na sensação de bem-estar. Essa é uma das justificativas para o aumento no uso de madeira e de outros materiais naturais, que são elementos-chave do design biofílico baseado em evidências. Portanto o projeto se torna um edifício único nunca visto antes no Brasil, oferecendo um sistema estrutural sustentável e renovável.

Confira o vídeo da obra

 

 

 

www. rewood.com.br