A coleta do molusco sururu, considerado patrimônio imaterial de Alagoas, é a principal fonte de renda para as famílias do bairro de Vergel do Lago, às margens da lagoa Mundaú, em Maceió. Até então tratada como resíduo, a casca do mexilhão passou a ser utilizada na criação de produtos a partir da implementação do projeto Conchas que Transformam, uma ação ESG do Portobello Grupo em conjunto com o IABS (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade). A unidade de negócios Pointer, marca de design democrático do Grupo, apoia a iniciativa baseada nos três pilares da sustentabilidade – sob o ponto de vista ambiental, reduz o impacto pelo descarte do resíduo; no social, atinge positivamente a comunidade por meio da economia circular; e no econômico, proporciona renda às famílias.
O primeiro item criado no escopo do projeto Conchas que Transformam foi o Cobogó Mundaú, lançado em 2020 e reconhecido internacionalmente pela premiação iF Design Award 2022. Assinado pelos designers Marcelo Rosenbaum e Rodrigo Ambrosio, o Cobogó Mundaú apresenta recorte vazado em formato orgânico e sua superfície reflete o brilho furta-cor da concha. O sucesso da peça levou ao desenvolvimento de novos produtos com a casca do sururu. As novidades serão apresentadas ao público durante a Expo Revestir 2023 e prometem surpreender o público. A comercialização será feita com exclusividade pelas quase 150 lojas Portobello Shop, rede de varejo especializada em home design, revestimentos cerâmicos e complementos.

Loja-piloto
A série Mundaú terá espaço de destaque na nova unidade da rede Portobello Shop, inaugurada em fevereiro em Curitiba. A Portobello Shop Jardim Social é um piloto do projeto Ser + Sustentável = Compromisso, que abrange os esforços do Grupo em torno de um ciclo mais sustentável desde a extração de matéria-prima até o varejo. Vista como referência para as demais lojas da rede, a nova unidade também funcionará como um hub da rede para ações ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) voltadas para a comunidade, como encontros e palestras.
Projeto, construção e operação da Portobello Shop Jardim Social seguem os parâmetros da certificação de sustentabilidade LEED BD+C Retail Platinum, visando o melhor aproveitamento dos recursos naturais. Nas obras foram utilizados materiais com declaração ambiental e conteúdo reciclado, além de madeiras com selo FSC. Para reduzir o efeito ilha de calor, pavimentação e cobertura empregam produtos de alta refletância. Sistemas para captação e utilização da água de chuva e descargas sanitárias de duplo acionamento devem gerar redução de 76% no consumo de água potável. Todos os resíduos da obra foram encaminhados para reaproveitamento.


Agenda ESG
O Portobello Grupo tem uma agenda com 25 metas de ESG que envolvem todas suas unidades de negócios (Pointer, Portobello Shop, Portobello América e Portobello). O objetivo é reforçar o protagonismo do Grupo como referência em ESG dentro do setor. “Na visão da Portobello, adotar boas práticas sustentáveis não custa mais caro, exige disposição para inovação e equipes de trabalho comprometidas”, explica Romael Soso, CEO da Portobello Shop. Entre as metas está o aumento da ocupação feminina para 50% das lideranças do Grupo até 2027. A unidade de negócios Portobello Shop atualmente é a que mais tem mulheres em cargos de chefia.
www.potobello.com.br