De origem portuguesa, a O/M tem mais de 60 anos de experiência no desenvolvimento e fabricação de soluções de iluminação. O lançamento da marca O/M em 2012 simboliza uma nova fase de internacionalização da empresa, que inaugurou sua filial em São Paulo em 2011 e a fábrica em Jundiaí (SP), em 2016. Hoje opera com mais de 50 distribuidores no mundo.
A marca O/M atua em estreita colaboração com arquitetos, engenheiros e designers para fabricar soluções sob medida para cada projeto, muitas das quais se transformam em produtos de catálogo. O conhecimento e a experiência da equipe internacional no desenvolvimento de soluções técnicas com qualidade e tecnologia de ponta fizeram da O/M a principal fornecedora de itens para iluminação técnica na área interna da Cidade Matarazzo, projeto em que participa desde 2015.
![](https://revistaprojeto.com.br/wp-content/uploads/2023/10/cidade-matarazzo_3085F.jpg)
Seus produtos estão presentes na maioria dos espaços, como quartos e apartamentos, corredores, elevadores, restaurantes, lobby, espaço de eventos ou escritórios. “Allard Group, Jean Nouvel, Philippe Starck e Atelier de France são players internacionais habituados ao padrão do mercado europeu em termos de design, tecnologia e certificações, mas desejavam preço, prazos de entrega e proximidade da produção local”, conta Teresa Moreira, diretora geral da O/M no Brasil.
A empresa desenvolveu algumas famílias de soluções para o empreendimento atendendo a premissas do LD Studio e do OMstudio, escritórios brasileiros responsáveis pelo light design do projeto. Um dos destaques é a versátil linha de projetores Onit, que possibilita a utilização de diversos acessórios que podem ser ajustados in loco.
![](https://revistaprojeto.com.br/wp-content/uploads/2023/10/ROSEWOOD-SP_3354-F-1024x683.jpg)
De acordo com Mônica Lobo, titular do LD Studio, a Onit nasceu da necessidade de resolver a iluminação dos corredores dos quartos do hotel, onde estão expostas obras de arte. “Os corredores são espaços com pé-direito baixo e precisávamos de um projetor antiofuscamento com determinadas medidas e fachos variados”, detalha Mônica.
Hoje a linha Onit é produzida nas versões de sobrepor, embutir, trilho e sistema linear, mas para esse projeto foi necessário o desenvolvimento de fixações especiais, para uma maior integração com a arquitetura, que obrigou à realização de desenhos e protótipos. “Para cada desafio, sempre tentamos encontrar uma solução. Essa é nossa postura em todas os projetos em que nos envolvemos”, afirma Teresa.
![](https://revistaprojeto.com.br/wp-content/uploads/2023/10/ROSEWOOD-SP_2692-F1-1024x683.jpg)
Outro destaque do projeto está nos downlights Beam com acabamento especial na cor bronze que resulta de um processo complexo e minucioso, com forte componente manual. Demorou anos para a O/M conseguir reproduzir a mesma tonalidade de bronze presente nos perfis de acabamento dos forros de madeira e outros detalhes de metal do projeto. Para Teresa, “o desafio de desenvolver tantos produtos e atender diversos novos pedidos e compatibilizações foi possível graças à estrutura flexível da O/M e à parceria estabelecida com o cliente final, construtora e gerenciadora, que formou uma relação de confiança e competência com a equipe O/M após tantos anos de colaboração conjunta”.
www.om-light.com