Formada em arquitetura, Luciana Sobral fundou a Novidário em 2009 com foco no design de mobiliário escolar, desenvolvido com base na troca de informações com professores, coordenadores e arquitetos para atender às necessidades dos espaços de ensino. O primeiro cliente foi a Unidade Berlioz da Beacon School, que cresceu junto com o trabalho da Luciana. Desde então a empresa foi se transformando ao longo do tempo, alcançando seu grande incremento com chegada do designer José Machado, dez anos depois. Machado começou a trabalhar ainda garoto na marcenaria da família e atuou por cinco anos na startup de varejo de móveis Oppa. Sua expertise em indústria viabilizou a fabricação dos produtos e somou‑se à experiência de mercado de Luciana, levando à expansão do portfólio da marca a partir da comercialização de peças criadas ou selecionadas pela dupla.
Em 2023 a empresa comemora seus 14 anos com o melhor do design aplicado ao mobiliário escolar e avança para os segmentos corporativo, áreas externas e residencial. Por se tratar de um estúdio de design que atua em parceria com diversas indústrias, a Novidário disponibiliza soluções customizadas e oferece aos arquitetos total abertura para atender demandas de projeto e para a criação de produtos especiais sob encomenda. Outro diferencial é que a Novidário não se restringe ao design. A atuação de Luciana e Machado vai além e abrange todas as etapas de fabricação e comercialização dos móveis, desde a prototipagem e qualidade final do produto até as decisões comerciais e logísticas.
No segmento escolar, a Novidário acompanha a evolução do ambiente de ensino, que vêm se tornando um espaço colaborativo de aprendizado ativo, o que exige flexibilidade de layout e mais conforto. Sua linha de produtos inclui mobiliário para salas de aulas, bibliotecas, refeitórios e áreas externas, fabricados com diferentes matérias‑primas. “Não estamos presos a uma tecnologia. Temos versatilidade no uso de materiais e trabalhamos com diferentes fábricas, o que nos dá o know-how necessário para atender diversos tipos de escolas e projetos pedagógicos, desde os construtivistas até os tradicionais, do ensino infantil ao universitário”, afirma Machado.
Um desses produtos é a Cadeira Jataí, desenhada para a indústria Maqmóveis, que conquistou duas importantes premiações – uma na categoria Desafio da Tecnologia Embutida – Modalidade Profissional, no Salão Design 2020, e a menção honrosa em design de mobiliário no 32º Prêmio Museu da Casa Brasileira, em 2018. A cadeira adapta-se a destros e canhotos, além de facilitar rápidas alterações de layout e dar ao aluno o apoio necessário e espaço para armazenar seu material.

Cases de sucesso
Inspirada na inovação do ensino e em espaços colaborativos, a Linha Jataí, conta com mais de 100 itens no portfólio garantindo flexibilidade ao layout das instituições de ensino. A série foi escolhida para compor o espaço Ambev On, fruto de uma parceria entre a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e a Ambev visando fomentar a inovação. O espaço de 400 metros quadrados foi desenvolvido pelo Superlimão, que logo percebeu seu potencial para atender às diversas demandas do programa a fim de criar ambientes dinâmicos e flexíveis. O destaque no Ambev On é a arquibancada móvel motorizada que se desloca através de um trilho, possibilitando configurações para acomodar entre 30 e 50 pessoas.

Essa característica permite que a área funcione como espaço de trabalho ou auditório para apresentações e eventos. “Escolhemos a Novidário para compor boa parte do mobiliário por algumas razões bem claras: a qualidade que se reflete na resistência dos produtos, a variedade de opções e, acima de tudo, a flexibilidade. Toda vez que visitamos o lugar, observamos o uso do mobiliário, sem resistência para explorar novas configurações espaciais, mover os móveis e mudar o layout de acordo com as necessidades do dia a dia”, afirma Lula Gouveia, sócio e arquiteto do Superlimão.
A Linha Jataí também está presente na Camino School, projetada pelo escritório GOAA – Gusmão Otero Arquitetos Associados e localizada no bairro da Pompeia, em São Paulo. A Camino foi reconhecida em 2023 como uma das dez escolas mais inovadoras do mundo pela plataforma britânica T4 education. A Novidário entrou no projeto quando o arquiteto Guido Otero, sócio do GOAA, a convidou para participar da definição de itens de mobiliário e layouts da escola juntamente com Letícia Lyle, cofundadora da Camino Education e diretora da Camino School.

No desenvolvimento de produtos, um dos cases de destaque teve início quando o escritório Carlos Bracher Arquitetos Associados buscou na Novidário uma linha de mesas para um grande espaço que funcionaria como refeitório e ambiente multiúso na nova unidade do Espaço Ekoa – a escola está localizada no bairro do Butantã, em São Paulo e oferece desde o ciclo de Educação Infantil até o sexto ano do Ensino Fundamental. “A Ekoa é cliente regular da Novidário e já utilizava itens das linhas Jataí e Origem”, detalha Machado. O briefing elaborado por meio da escuta ativa quanto às necessidades da escola e as premissas dos arquitetos, como normalmente acontece nos processos de nascimento dos produtos da empresa, levou ao desenvolvimento da Trevo, uma mesa coletiva e empilhável para ser usada em conjunto com outros produtos da Linha Origem já previstos para a Ekoa. Com capacidade para acomodar até seis crianças simultaneamente, a Trevo apresenta estrutura de aço com três pés e tampo tripartido em compensado de madeira maciça revestido por laminado melamínico, o que permite explorar o uso de cores nos ambientes infantis.

Destaques Novidário
A empresa marcou presença na SP Arte 2023 com o lançamento da Linha Samba, composta por módulos de um e dois lugares que permitem uso individual como poltrona ou grandes composições de estofados. Como opcional, a linha oferece braços simples ou com prancheta, conectividade e aplicação de tecidos de catálogo ou fornecidos pelo cliente.

Outro destaque da Novidário lançado na SP Arte 2023, são os bancos coletivos retos ou curvos da Linha Cipó. Para uso interno ou externo, eles apresentam estrutura em alumínio com pintura eletrostática poliéster, resistente a intempéries. Os assentos são produzidos com ripas de madeira maciça cumaru com acabamento acetinado, intercaladas por tubos de alumínio com o mesmo acabamento da estrutura.
Atenta ao desafio da sustentabilidade dos produtos e processos produtivos, a Novidário deu seu primeiro passo rumo à economia circular com o lançamento do Banco Origem Lynx, que usa tampinhas plásticas como matériaprima e pode ser reciclado. “Olhar para esse futuro envolve processos investigativos, fornecedores e matérias-primas diferentes e estamos buscando parceiros para dar os próximos passos”, finaliza Luciana.
+ infomações: acesse o catálogo
www.novidario.com.br