Roll-on permite melhor aproveitamento das áreas internas (Foto: Roberto Afetian)

Conteúdo Marko / roll-on:
Uma cobertura com DNA industrial

O novo centro de distribuição da Prologis, em São João de Meriti (RJ), precisava ser construído com prazos recordes. Rapidez de projeto, pronta-entrega e a montagem foram proporcionadas pelo sistema de cobertura Roll-on, desenvolvido e fabricado pela Marko, que permitiu a execução sequencial dos três prédios do complexo.

Patrocinado

O projeto do novo condomínio logístico da Prologis, em São João de Meriti (RJ), teve entre os principais desafios o prazo de construção acelerado. A missão foi cumprida pela Construtora Diase com suporte do Sistema de Cobertura Roll-on. A solução, fabricada no Brasil e patenteada pela Marko em diversos países, permitiu a execução simultânea das coberturas dos três prédios (com área total de 90 mil m²) que integram o complexo. O Sistema Roll-on é um produto industrial, padronizado e produzido em série. Por isso, garante a manutenção de estoques reguladores permanentes.

“Atingimos nossos objetivos: cumprimento dos prazos, qualidade e, principalmente, satisfação do cliente”, destaca Rafael Dias, diretor de Suprimentos da Diase, empresa com ampla experiência e know-how em obras de galpões logísticos e industriais. A especificação de um produto com padrão de qualidade do Roll-on e a solidez e confiança na Marko possibilitaram à construtora assumir as condições exigidas e atender ao desafio do cronograma, com segurança e qualidade.

 

O uso do sistema Roll-on foi fundamental para a obra ser concluída dentro do prazo estabelecido (Foto: Roberto Afetian)

 

A Prologis é conhecida mundialmente pelo padrão de qualidade e desenvolvimento tecnológico de suas construções. E para a homologação do Sistema, suas características foram avaliadas por meses pelos representantes do fundo logístico global. Vindos dos Estados Unidos, os profissionais atestaram a solidez estrutural; a qualidade superior; e o detalhamento de seus acabamentos e arremates – critérios fundamentais para garantia da estanqueidade absoluta. A solução permitiu uma mesma especificação e um projeto único para todos os três galpões, necessitando apenas de adequações arquitetônicas para as particularidades de cada prédio.

O conceito industrial, a praticidade e a padronização também são aplicados nos procedimentos de montagem no canteiro, garantindo alto rendimento e segurança.

Roll-on oferece outras vantagens, como a alta capacidade de carga, proporcionada pelos módulos estruturais da cobertura, que são dispostos paralelamente, formando uma malha de apoio. Também permite a eliminação de redes de drenagem internas por meio de suas exclusivas bobinas (sem emendas, furos ou sobreposições), formando canais contínuos – capazes de conduzir e retirar todas as águas pluviais sempre na periferia.

 

O produto também garantiu a estanqueidade absoluta da cobertura (Foto: Roberto Afetian)

 

A área das coberturas dos três prédios totaliza 90 mil m² (Foto: Roberto Afetian)

 

Roll-on é uma cobertura hidrocinética, ou seja, não há represamento das águas em nenhuma situação, evitando pressões hidrostáticas e possíveis vazamentos. Além disso, o sistema assegura total conforto por meio de soluções integradas de complementos, como ventilação natural e isolamento termoacústico, entre outras necessidades que um prédio moderno demanda.

Possibilita, ainda, que novos complementos sejam acrescentados durante a vida do prédio, como passarelas, suportes para painéis solares e mais. Sem interferir na cobertura, mantendo a estanqueidade do Sistema. A solução tem papel importante no aproveitamento da área interna dos galpões, devido à sua capacidade de vencer grandes vãos, atendendo às sobrecargas demandadas e eliminando colunas e fundações. Por fim, com caimento de até 1%, o Sistema Roll-on otimiza a altura do pé-direito de armazenamento, sem incremento nas alturas máximas de cumeeira, critério muito importante para a economia com redes de sprinklers.

 

 

 

www.rollon.com.br