(© Cortesia SuperLimão Studio)

Conteúdo Herman Miller:
Corporativo em contraponto – Herman Miller e SuperLimão Studio anunciam chegada da HAY no Brasil

Para celebrar a chegada ao Brasil da HAY, marca dinamarquesa de mobiliário integrante do portfólio do grupo Herman Miller desde 2018, o escritório SuperLimão, conhecido pela irreverência e qualidade da sua arquitetura, desenvolveu dois projetos conceituais para um mesmo cliente hipotético. Mudam os contextos - um urbano e o outro em meio à natureza - e, assim, as personalidades dos espaços de trabalho, mas mantém-se a referência ao natural, o conforto, a funcionalidade e a estética sofisticada dos ambientes, em muito advindos do design e excelência das peças da HAY. Tal foi o modo escolhido pela Herman Miller para anunciar o desembarque da marca, no Brasil.

Patrocinado

Unidos pelo inédito, Herman Miller e SuperLimão Studio divulgam a chegada da HAY no Brasil, marca dinamarquesa integrante do grupo Herman Miller desde 2018. Especializada em design de mobiliário autêntico e atemporal, característica igualmente difundida pela Herman Miller, a HAY é referência na produção de peças adequadas tanto ao uso residencial quanto ao corporativo, uma pluralidade compartilhada pelas marcas parceiras e que é o tema da ação de boas-vindas da HAY no Brasil. A Herman Miller encomendou ao SuperLimão a elaboração de dois projetos de escritórios diferentes em contexto, mas ambos equipados com móveis da HAY.

As criações do SuperLimão, reconhecido pela multiplicidade da sua arquitetura, expressam “a vida em duas etapas”, assinala Lula Gouveia, um dos sócios-fundadores do escritório. Trata-se da proposição de ambientes complementares em conceito mas inseridos em contextos antagônicos – um cercado pela urbanidade cosmopolita; o outro pela diversidade natural de uma área pouco habitada -, cuja itinerância dos locais de trabalho das empresas é tendência evidenciada sobretudo, pelos tempos de pandemia. Embasados em tal troca bilateral e instantânea, a equipe do escritório direciona, portanto, elementos naturais e tecnológicos a ambos os estudos projetuais.

 

O SuperLimão e a HAY compartilham os traços da diversidade projetual e da liberdade criativa, de onde derivam a jovialidade, o primor na manipulação de materiais e a excelente performance das suas produções. “Certamente um encontro de combinação perfeita”, evidencia Maria Paula Zajar, Gerente de Produto para a América Latina da Herman Miller.

 

“Urbano Tropical” foi pensado como um escritório metropolitano, mas com a tarefa de reaproximar o usuário do que é orgânico. Deste modo, a inserção de vegetação e a configuração espacial a favor da prática contemplativa atuam, primeiramente, como recursos visuais que instigam à desaceleração do ritmo fugaz urbano.

 

Está mais do que comprovado que trazer elementos naturais, seja através de formas ou materiais, culmina em um resultado interessante e de maior conforto às equipes – existe menos fadiga, por exemplo. O que percebemos com isso é que, quanto mais o homem se afastou da natureza e tentou dominar um ambiente, pior foram as condições a que se chegaram”, discorre Gouveia.

 

Quanto à funcionalidade do espaço para o desempenho de atividades, os arquitetos propõem que, partindo de um lounge central de estar e convivência, descortinem-se os demais postos de trabalho, com graus diversos de privacidade conforme a composição do mobiliário. Sinalizam tal dinâmica o sofá Sillhouette High Backed e o assento Can 3 Seater, da HAY, na área de interação entre os colaboradores; assim como as estantes Woody High como divisórias; ou ainda os postos versáteis – coletivos ou individuais – representados pelos que se posicionam frente às janelas, com Loop Stand High Table e cadeiras AAS 33, assinadas pela marca.

 

Entremeado ao entorno urbano, o ambiente lança mão de elementos orgânicos para reaproximar ser humano à natureza. A vegetação, além de contemplativa, atua como brise natural na fachada (© Cortesia SuperLimão Studio)

 

Já em “Natureza Tecnológica”, a referida imersão em um espaço geográfico de exuberância natural requer, ao contrário da circunstância urbana, a capacitação por aparatos de infraestrutura que permitam o desenvolvimento de atividades corporativas. “Quando imaginamos esse ambiente, foi levado todo o ‘kit de escritório’, por meio de mobiliários ergonômicos, preocupação com luminosidade, pluviosidade, radiação solar. Portanto, criamos um espaço seguro para se trabalhar em uma situação intimamente ligada à natureza”, explica Gouveia.

O domo envidraçado é, nesse caso, o principal elemento que estabelece fusão entre ambas as partes. Os colaboradores estariam em constante diálogo com a vida ecossistêmica externa, ao passo que devidamente protegidos de intempéries e insolação – partes da geometria multifacetada recebe fritas para bloqueio parcial da radiação solar.

Graças a estrutura metálica ramificada de sustento à cobertura, a planta livre reforça a configuração do layout, em suma, horizontalizada em visuais. Nesse sentido, as funcionalidades do escritório coexistem mutualmente e dispensam marcações enfáticas, harmonizando-se entre si pelo traçado dos mobiliários da HAY. O exercício projetual destinou, para tanto, a mesa CPH 190 Desk e as cadeiras AAC 25 Soft aos postos de trabalho; o sofá Arbour 2 Seater para composição dos locais de estar; e baixas divisórias sinalizadas pela estante Woody High.

 

Eu conheci o mobiliário da HAY quando tive a oportunidade de visitar uma loja em Copenhague. Fiquei muito impressionado pela diversidade de produtos, pelo acabamento, linguagem e informalidade do mobiliário, que pode ser transportado facilmente do residencial ao corporativo. Por isso, as peças transmitem uma linguagem de conforto ao inconsciente do colaborador, convergindo o aconchego do lar à usabilidade do escritório”, alerta Thiago Rodrigues, outro sócio do SuperLimão.

 

Sob o domo de vidro, colaboradores desfrutam da exuberância natural e da estrutura necessária ao desenvolvimento de atividades corporativas (© Cortesia SuperLimão Studio)

 

Os dois projetos foram divulgados previamente no LinkedIn do SuperLimão, e passaram por uma votação online para que o público escolhesse seu preferido. No certame, com grande diferença de votos, o projeto Natureza Tecnológica foi o escolhido, o que demonstra justamente a tendência pelo êxodo urbano, utilizando-se das tecnologias atuais para levar o escritório ao campo/praia.

 

Conheça mais sobre o mobiliário da Hay em:
store.hermanmiller.com.br/hay 

 

www.hermanmiller.com.br