Uma sólida equipe de 220 funcionários. Marceneiros que com maestria aliam tecnologia de ponta à atenção artesanal em cada detalhe do móvel. Uma equipe de 25 projetistas empenhados em desenvolver soluções técnicas de apoio ao design. Uma empresa que, ambicionando impecabilidade, verticalizou sua produção abrangendo, além da marcenaria: metalurgia, vidraçaria e tapeçaria. Tudo isso respeitando a sustentabilidade nos processos fabris e dando suporte técnico de alta qualidade na instalação e manutenção das obras, com grande presença nos Estados Unidos e América Latina. Esse é o perfil da Fenix Móveis Especiais, a marcenaria escolhida pela Cidade Matarazzo para produzir mobiliário assinado por Philippe Starck.
Uma das exigências do projeto foi o uso predominante de matérias primas brasileiras, por ser parte do conceito do empreendimento. Segundo Luciano Seliuginas, coordenador de projetos da Fenix, isso exigiu a nacionalização do projeto, isto é, a harmonização de componentes importados com produtos nacionais. Em relação aos acabamentos, as madeiras utilizadas foram a itaúba – escura de tom castanho avermelhado – e a timborana – de tonalidade mais clara, entre o castanho e o castanho avermelhado.
O fornecimento dos móveis foi dividido em cinco etapas, três delas já concluídas. A primeira corresponde ao Ballroom (área de eventos) e ao Prefunction (espaços como foyer de eventos, hall de elevadores, circulações e chapelaria). No hall de elevadores, painéis de madeira revestidos por espelhos bronze dão personalidade ao local. No lobby do hotel, são diversos os itens de mobiliário que ajudam a compor a ambientação elegante e intimista do espaço, como o móvel bar e os showcases de itaúba para expor objetos decorativos. Em outros ambientes foram instalados mais de 2 mil metros quadrados de forros, 2,1 mil metros quadrados de painéis de parede com paginação horizontal e vertical e dezenas de portas com frames e batentes metálicos. Todos os elementos receberam acabamento acetinado e detalhes metálicos de alumínio ou aço inox com tratamento especial para ganhar o aspecto de bronze e valorizar ainda mais os espaços.
A segunda etapa abrange a entrada de pedestres compartilhada entre edifício corporativo e setor de eventos, onde se destacam portas especiais, fabricadas com estrutura metálica e revestimento em couro. A terceira, compreende o Meeting Rooms, que são as salas de reuniões. As duas últimas etapas, que estão em execução, envolvem apartamentos do residencial e o conjunto formado por spa, academia e lounge das saunas do hotel.