A estrutura do Skyglass proporciona uma vista fantástica do Vale da Ferradura (Foto: Rafael Cavalli)

Conteúdo Cebrace:
Vidros que flutuam no infinito

Mais transparente do que os vidros comuns, o Cebrace Extra Clear é protagonista na maior plataforma de vidro do mundo, a Skyglass, em Canela (RS), que faz os visitantes terem a sensação de flutuar a uma altura de 360 m - experiência possibilitada pelo visual único dos materiais empregados.

Patrocinado

Inaugurada em dezembro de 2020, em Canela (RS), a plataforma Skyglass é a maior estrutura de vidro do mundo, superando (em extensão) a Yuanduan Glass Skywalk, na China, e a Grand Canyon Skywalk, nos Estados Unidos. Única construção desse tipo na América Latina, ela permite que os visitantes da Serra Gaúcha sintam-se flutuando sobre o Vale da Ferradura. A experiência é proporcionada pelos vidros Cebrace Extra Clear, que são mais transpaarentes do que os materiais comuns.

Com altura de 360 m acima do vale e 68 m de extensão – sendo 35 m em balanço – a plataforma tem mais de 226 toneladas de concreto, aço e vidro. O projeto, assinado pelos arquitetos Adriane Wender e Miguel del Río Francos, priorizou soluções e serviços nacionais, como os produtos da Cebrace. Foram 34 peças do conjunto de vidros multilaminados Cebrace Extra Clear – o suficiente para cobrir os 90 m² de piso e garantir segurança e transparência. Cada peça tem cerca de 43 mm de espessura, com placas temperadas e laminadas, além da tecnologia de proteção interlayer. Dessa maneira, cada metro quadrado do piso suporta até 500 kg/m² de carga vertical e uma pressão gerada pelos ventos de até 220 km/h.

 

A plataforma do Skyglass é o novo ponto turístico da Serra Gaúcha (Foto: Rafael Cavalli)

 

Já os guarda-corpos representaram um desafio extra, pois os vidros tinham que ser curvos e com o mínimo possível de acessórios para evitar interferências na paisagem. Neles, foram instaladas 42 peças de vidros Cebrace Extra Clear – exatamente no formato exigido – do tipo temperado (com 10 mm + 10 mm) e do tipo laminado com interlayer. No total, a plataforma recebeu 11 toneladas de vidro e o trabalho só foi possível devido à participação da Unividros, responsável pelo beneficiamento.

“Escolhemos o vidro Cebrace Extra Clear por nos dar a transparência necessária para tornar a experiência ainda mais marcante. Não ter a cor esverdeada também foi um diferencial, porque queríamos deixar a perfeita paisagem ‘falar por si’”, explicam Adriane e Miguel.

 

Outro exemplo de estrutura com piso de vidro é o Mirante da Mantiqueira, em São Paulo, que foi reformado recentemente e recebeu vidros fornecidos pela Cebrace (Foto: Divulgação/Cervejaria Campos do Jordão)08

 

A Skyglass fica em uma reserva natural e, ao lado de outros equipamentos, compõe um complexo de lazer que foi construído em 2020, com investimentos de mais de R$ 30 milhões. A ideia do empreendimento partiu do empresário Moacir Luiz Bongo.

Os pisos de vidro não são exclusivos da Skyglass e estão presentes em outras obras. É o caso, por exemplo, do Mirante da Mantiqueira, no Parque da Cerveja Campos do Jordão, em São Paulo. Reformado recentemente, também traz aos visitantes a sensação de estar flutuando. Na obra, foram usados os vidros Cebrace laminado e temperado, com peças beneficiadas pela Projesul e instaladas pela Estrutec Vidraçaria.

 

 

www.cebrace.com.br