A alta transparência favoreceu a integração com a natureza (Foto: Leonardo Finotti)

Conteúdo Cebrace:
Refúgio protegido pelo vidro

O vidro de proteção solar para residências Habitat by Cebrace foi fundamental no projeto Casa Verde, suíte especial do luxuoso Felissimo Exclusive Hotel. Capaz de aliar conforto térmico e aproveitamento da luz natural, o produto permitiu a integração do ambiente com a exuberante paisagem do entorno.

Patrocinado

Apenas 500 metros distante da Praia dos Amores, em Balneário Camboriú (SC), o luxuoso Felissimo Exclusive Hotel tem uma suíte especial considerada um verdadeiro refúgio. Concebido pelo arquiteto Jobim Carlevaro, o espaço privativo de 120 m2 é chamado de Casa Verde. Projetada de maneira criativa, a suíte apresenta conceito cubista, fechamentos em madeira e fachada envidraçada que cria conexões com a natureza local. A construção do quarto foi ideia de Terence Schauffert, diretor e proprietário do empreendimento. Defensor das boas práticas de sustentabilidade na hotelaria, mas sem deixar de lado a alta tecnologia e o conforto, ele gosta de intitular o ambiente inovador de “Casa do Futuro”.

O projeto, que recebeu R$ 1,2 milhão em investimento e levou um ano para ser executado, contou com o apoio de importantes parceiros como a Cebrace.

 

A solução da Cebrace tem capacidade de barrar 70% do calor (Foto: Leonardo Finotti)

 

A empresa forneceu o vidro de proteção solar para residências Habitat by Cebrace, solução aplicada na fachada da Casa Verde. Os produtos da linha Habitat têm capacidade de barrar em até 70% a entrada do calor e 99% dos raios UV (quando laminado), contribuindo assim para a eficiência energética e o conforto térmico do ambiente. Na suíte especial foi usada a versão Habitat Neutro Incolor, que tem alta transparência e favoreceu a integração com a paisagem exuberante do entorno. Além disso, os vidros são laminados para aprimorar a segurança (em caso de quebra os cacos ficam retidos na película).

“Temos vários benefícios aliados: conforto térmico, segurança, redução do consumo de energia e, ainda, um design diferenciado”, enumera Patricia Spinosa, gerente da Rede Habitat, indicando como grande vantagem a redução na necessidade do ar-condicionado e da iluminação artificial. “Os modelos Habitat envolvem nanotecnologia e recebem camadas de óxidos metálicos, como titânio e níquel, que ajudam a reduzir a temperatura interna em até 10°C, o que torna o produto essencial para obras como essa”, completa.

 

O produto foi empregado na fachada da Casa Verde (Foto: Leonardo Finotti)

 

Os vidros Habitat eliminam, ainda, a demanda por cortinas, pois o aproveitamento da luminosidade natural é maior. Diferentemente das películas ou insulfilmes, o produto possui camadas de proteção que elevam sua durabilidade e performance. Para Terence Schauffert, a parceria com a Cebrace foi fundamental para alcançar a proposta principal do projeto de unir sustentabilidade e conforto: “A Cebrace nos deu uma atenção especial desde o início e me apresentou a maravilhosa linha Habitat com proteção solar e design diferenciado. Com esse vidro, a temperatura da casa diminui na mesma proporção que o consumo de energia”, comemora o diretor do hotel.

Agora, com o apoio técnico da Petinelli, consultoria especializada em construções sustentáveis, a Casa Verde pretende conquistar a certificação LEED EB O&M, (Operação e Manutenção de Edifícios Existentes).

 

 

www.cebrace.com.br