Concursos de arquitetura em 2014

Colocar na mesma condição de competir (e vencer) arquitetos recém-saídos das escolas e profissionais/escritórios com décadas de experiência é uma das inegáveis virtudes dos concursos públicos de arquitetura. As 16 competições realizadas ao longo do ano de 2014 (número apurado pela revista eletrônica concursosdeprojeto.org e que está acima da média histórica) mostram como isso se deu, e o panorama traçado no texto a seguir procura registrar alguns detalhes delas.

Meio a sério, meio de galhofa, o arquiteto Hector Vigliécca arrancou risos da plateia ao responder se existia um segredo que levava seu escritório a triunfar tanto em concursos de arquitetura. Para a diversão do público que acompanhava, no Centro Cultural Maria Antônia, em São Paulo, no segundo semestre de 2013, o lançamento de uma publicação sobre suas obras, disse que evitava consultar os organizadores sobre a permissão (ou não) de determinada abordagem, porque podia chamar a atenção sobre algo de que eles nem tivessem se dado conta.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante