(Foto: Levi Mendes Junior)

Coletivo de Arquitetos: Kotori Restaurante, São Paulo

Ocupando nichos em paredes e forros, as peças em arranjos ora bi ora tridimensionais de madeira unidas por encaixe são os elementos marcantes do projeto arquitetônico do Kotori, restaurante de culinária japonesa que ocupa um imóvel comprido no bairro dos Pinheiros, em São Paulo. De autoria do Coletivo de Arquitetos, de Guile Amadeu e Rodrigo Lacerda, o projeto nas diversas escalas: dos artefatos ao mobiliário e elementos arquitetônicos.

A (em princípio) desfavorável pouca largura do imóvel fica em segundo plano frente ao arranjo e disposição panorâmica destes artefatos feitos com madeira de seção retangular que, por si só, comunicam a tradição construtiva japonesa evocada pela arquitetura. Já na fachada antecipa-se a linguagem do projeto, não apenas pelo delicado suporte da superfície inclinada feita com réguas de madeira em cor escura, mas também pelo enquadramento do grande pano de vidro com chapas de pinus. Alternam-se as disposições horizontal e vertical da madeira, pré-anunciando um grafismo dinâmico presente também nos interiores.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante