Cláudio Mafra: Biblioteca Central da Universidade de Uberaba (MG)

O esqueleto de um edifício abandonado, de 30 x 60 metros, foi o ponto de partida do projeto da Biblioteca Central da Universidade de Uberaba. Desenvolvida pelo arquiteto Cláudio Mafra, que tem em seu currículo cerca de 20 trabalhos com programas desse tipo, a proposta tratou o paralelepípedo preexistente como uma caixa à qual foram incorporadas novas formas, como o hall de exposições, as cabines de estudos e a área de convivência. O auditório - outra função agregada - foi idealizado como um volume isolado, fora do alinhamento da caixa, o que acrescenta certo charme à regularidade da composição.

Convidado para desenvolver o projeto da biblioteca central de uma universidade na cidade de Uberaba, MG, o arquiteto Cláudio Mafra teve como pri- meiro condicionante o aproveitamento de uma estrutura de concreto situada no local e abandonada há cerca de dez anos. A proposta integra a biblioteca a uma praça que será consolidada com o deslocamento de algumas quadras esportivas e de um pequeno bloco da escola de educação física ali existentes.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante