Chan Krieger & Associates: City Hall Plaza, Boston, Estados Unidos

No final dos anos 50, a cidade de Boston se propôs a reverter um quadro crônico de estagnação urbana a partir da reconstrução do seu centro. Uma das realizações mais impressionantes foi a conversão de quase 30 hectares de uma antiga área degradada numa monumental acrópole do governo. Por toda uma geração, o Government Center foi o símbolo da renovação de Boston e inspirou um ciclo de desenvolvimento sem precedentes. Hoje, no entanto, a área apresenta graves problemas. Chan Krieger & Associates, um dos mais conceituados escritórios americanos na área do desenho urbano, foi escolhido para enfrentá-los.

Apesar de inicialmente liderar o caminho em direção à renovação urbana, o Government Center e sua praça foram, por ironia, suplantados pelo próprio sucesso da transformação. Henry Cobb, responsável pelo plano diretor da área de renovação urbana do Government Center, declarou em 1963 que “a praça não deve isolar-se como um enclave de edifícios públicos, mas, ao invés, deve participar ativamente na mistura de vida que é a essência do centro da cidade”.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante