Cesar Pelli: Sede de banco, Buenos Aires, Argentina

Projetada pelo arquiteto argentino Cesar Pelli, a nova sede do BankBoston em Buenos Aires está localizada no distrito de Catalinas Norte, a poucas quadras de Puerto Madero, entre o rio La Plata e o início da trama urbana da capital portenha. Nos últimos anos, Catalinas Norte transformou-se em local privilegiado para a implantação de imponentes sedes de grandes corporações.

A área tem normas próprias de planejamento, criadas nos anos 1960, que refletem a preferência estética da época; a obediência a essas determinações resulta em volumes prismáticos simples. A proposta de Cesar Pelli para o BankBoston procurou atender a essas normas, mas as interpreta de acordo com o espírito contemporâneo. Assim, o edifício começa como um prisma simples e vai se transformando em elemento escultórico à medida que se aproxima do topo. Três de suas faces são planas; a quarta, voltada para o centro da cidade, destaca-se por uma série de recuos com planos levemente inclinados, que se contrapõem à inclinação do coroamento. Esse desenho cria uma fachada escalonada, facilmente identificável no skyline da cidade.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante