Cauduro Martino Arquitetos Associados: Banco 24 Horas, o sistema de miniagências bancárias

No primeiro semestre de 1982, três dos maiores bancos brasileiros — Bamerindus, Nacional e Unibanco - associaram-se e criaram a Tecnologia Bancária S.A. para desenvolver equipamentos eletrônicos de prestação de serviços bancários. Em um segundo momento, o Mercantil de São Paulo e o Real também se associaram a esse empreendimento. Seu primeiro projeto foi o Banco 24 Horas, um sistema de ATM (Automatic Teller Machines) ou miniagências bancárias.

O design desse sistema foi desenvolvido por Cauduro/Martino Arquitetos Associados, incluindo o código de identidade visual, os equipamentos, os formulários e os padrões para assinaturas de mensagens publicitárias e promocionais, num projeto que resultou do esforço para gerar soluções próprias e originais de desenho marcante e coerente com a nossa realidade, num campo que é habitualmente dominado pela importação de modelos dos países desenvolvidos. Esse trabalho recebeu o prêmio para Desenho Industrial, Obra Executada, do IAB/SP, “pela boa caracterização de cada elemento de um sistema que permite uma utilização versátil e adaptável às mais diferenciadas situações e locais de implantação”.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante