Casas sustentáveis: Rutherford Ocampo, Brasília

Mesmo sem ser arquiteto ou engenheiro, Lamberto Ricarte assumiu o controle da construção de sua casa sustentável em Brasília, projetada pelo arquiteto Rutherford Ocampo, a tal ponto que ele próprio participou da conferência do GBC para contar a sua experiência.

A proposta para inscrição do projeto no Referencial GBC Brasil Casa, da seção nacional do Green Building Council, veio do arquiteto Rutherford Ocampo, da Zárya Arquitetura & Engenharia, autor da proposta arquitetônico, que desde o início vinha discutindo com Lamberto Ricarte, o proprietário, a construção de uma residência onde não haveria ambientes inúteis ou ociosos e o conforto deveria estar associado ao uso racional dos recursos e ao bom aproveitamento dos espaços. Assim, o projeto arquitetônico nasceu com o objetivo de ser sustentável. Mas Ricarte decidiu ir adiante. “Se eu construísse de acordo com o projetado, poderia alcançar a pontuação mínima para a certificação. Mas minha meta é obter uma pontuação suficiente para o nível Gold [do Leed]”, afirma.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante