Juan Pablo Rosenberg e Marina Acayaba: Residência, São Paulo

Casa compacta adapta-se à escala da pequena vila. Branca e concisa, a residência projetada por Juan Pablo Rosenberg e Marina Acayaba foi batizada Casa Cubo. Sua unidade básica é a medida de seis metros, aplicada na largura e na altura, e seu partido é o da intermediação dos domínios externo e interno através de pátios abertos que ocupam o fundo e parte da frente do lote. O resultado são generosos espaços de convívio familiar, cuja inspiração na arquitetura oriental se manifesta na simplicidade formal, no cuidadoso enquadramento das aberturas e na abundante luminosidade natural.

A residência desenhada pela dupla de arquitetos tem a escala adequada ao local de implantação, uma pequena vila na zona oeste de São Paulo com pouco mais de uma dezena de moradias. Inserida no miolo de quadra, a casa vê sua privacidade comprometida ainda mais pela proximidade de dois prédios residenciais localizados junto à divisa posterior do terreno. No entanto, os hábitos dos moradores são de ordem diversa da contenção espacial sugerida pelo tamanho e pela morfologia do lote. Trata-se de um jovem casal que às vezes trabalha em casa, possui muitos livros, costuma promover reuniões sociais em torno da cozinha, cultiva plantas e hospeda amigos com frequência.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante