(Foto: Ana Mello)

Carolina Penna Arquitetura: Escola Parque EMEI Cleide Rosa Auricchio, São Caetano do Sul, SP

Esta escola de ensino infantil concebida pela arquiteta Carolina Penna para a Prefeitura de São Caetano do Sul é aberta ao uso pela comunidade. Inserida na clareira de uma importante praça da cidade, ela é cercada por vegetação e equipamentos para o lazer e contemplação, e possui ambientes amparados por uma cobertura circular, integradora dos espaços. Potencializando a práticas pedagógicas atuais, os vazios da escola são tão importantes quanto as salas de aula.

O conceito de escola-parque adotado pela prefeitura de São Caetano do Sul nesta unidade de educação infantil está relacionado com a implantação integrada a uma ampla praça e ao uso compartilhado com a comunidade, sendo este o ponto de contato com o modelo de escola-parque criado pelo educador Anísio Teixeira na década de 1920 a fim de reformular o ensino na Bahia com base em educação em período integral, socialização, preparação para o trabalho e desenvolvimento da cidadania. O objetivo na cidade do ABC Paulista é incentivar uma visão mais holística pelas crianças e romper com o modelo linear de salas dispostas ao longo de grandes corredores e alunos sentados em fila. “Essa mudança é importante porque o modelo antigo é a angústia dos educadores. As transformações são muito lentas, demora para que as críticas consigam alterar a forma das salas de aulas, então a pedagogia muda mas o espaço físico vai permanecendo inalterado ao longo do tempo”, afirma a arquiteta Carolina Penna, autora do projeto e experiente no tema arquitetura escolar. “Tento trabalhar as particularidades de cada escola, mas aquelas concebidas para o poder público costumam ser tratadas como parte da cidade e têm em comum o caráter institucional público, coletivo”, ela resume.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante