Carlos Faggin: Head Office, São Paulo

O Head Office, edifício comercial localizado no bairro de Vila Olímpia, na zona sul de São Paulo, foi desenhado pelo arquiteto Carlos Faggin. O projeto destaca-se pela sutileza do desenho, que, apenas com um recorte na planta, imprime movimento às fachadas. Com isso, o fato de usar materiais comuns em prédios da região - grandes panos de vidro e revestimento de alumínio - não impede que a obra revele personalidade.

O arquiteto Carlos Faggin, autor do Head Office, superou a previsibilidade de um projeto marcado por vidros e revestimentos de alumínio, materiais bastante comuns nos edifícios comerciais erguidos nos últimos anos no bairro paulistano de Vila Olímpia. Ao elaborar o desenho, ele efetuou um recorte na planta que desloca ligeiramente as partes do conjunto. Sem interferir na funcionalidade da organização espacial dos pavimentos, esse gesto suave rompe a uniformidade da fachada envidraçada, acrescentando-lhe movimentação que confere identidade ao edifício.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante