(Foto: Federico Cairoli)

Carla Juaçaba: Casa Santa Teresa, Rio de Janeiro

A versão construída do projeto de Carla Juaçaba para esta casa no bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, é aquela “pé no chão”, duplamente. Isso porque ela foi concebida após o abandono da hipótese de se criar uma casa suspensa sobre a mata por causa do alto custo calculado para a implantação, partindo‑se para o desenvolvimento de uma residência assentada no solo. Foi longo o período de projeto que, afinal, sublima as qualidades do local com base no aproveitamento de pré-existências.

O terreno de cinco mil metros quadrados de área é coberto por densa vegetação e possui declive acentuado – uma encosta de morro, com vista aberta para a baía de Guanabara. Do imperativo de manter-se integralmente as árvores conjugado à existência de par de platôs junto à divisa frontal do lote, o projeto de Carla Juaçaba é uma casa linear e desmembrada em duas zonas funcionais. Acima, dormitórios e cozinha e, dois metros abaixo, sala de estar e varanda.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante