(Foto: Haruo Mikami)

Bernardes Arquitetura: Casa FG, Porto Feliz (SP)

Prover núcleos residenciais em convívio mas resguardados entre si é o fio condutor do projeto da Casa FG, concebida pela equipe do Bernardes Arquitetura. Localizada em terreno de condomínio privado em Porto Feliz, São Paulo, a distância entre os seus conjuntos autônomos de estadia é percorrida por uma galeria hermética de concreto pigmentado, idealizada à imagem de um monólito de terra pelos arquitetos.

A casa de fim de semana é compartilhada pelo cliente e as famílias dos seus três filhos e, assim, para conferir privacidade aos grupos, a concepção arquitetônica partiu do desenho de um caminho que atravessa diagonalmente o lote para dar acesso aos núcleos distantes de hospedagem. Em vez das passagens envidraçadas, no entanto, comuns em projetos do tipo, o que se tem aqui é um volume hermético e assentado no chão, constituído por envoltória de concreto pigmentado em conformação de galeria. O seu longo comprimento e a tonalidade avermelhada do material dão forma à intenção dos arquitetos de criar como um monólito de terra, referencial da tonalidade do solo da região. “O tom da terra é muito presente no condomínio por causa da grande quantidade de canteiros de obras. Queríamos assumí-lo no projeto, inclusive por causa da longa duração de uma construção como esta”, assinala o arquiteto Rafael Henrique de Oliveira. As dimensões vultosas dos planos de concreto, como o da empena lateral da suíte principal, e o papel gestual da galeria ao atravessar obliquamente o terreno demandavam uma execução primorosa, com a máxima homogeneidade de cor. “Fizemos vários testes de pigmentação, com impacto no tipo de aditivo a ser utilizado na cura, e estudamos à exaustão os arranjos das formas para obtermos o efeito monolítico, sem juntas de concretagem”, complementa Oliveira, explicando ainda que pilares embutidos e a cobertura em aço – vedada com painel OSB – travam as longas paredes de concreto.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante