As grandes aberturas nos fundos, com caixilhos em madeira e vidro transparente, permitem ampla vista da praia. Os quartos, com terraços privativos, são isolados das demais dependências

Benno Perelmutter e Marciel Peinado: Residência, Bertioga, SP

O projeto urbanístico da Riviera de São Lourenço - loteamento de alto padrão em Bertioga, no litoral de São Paulo -foi desenvolvido pelos arquitetos Benno Perelmutter e Oswaldo Corrêa Gonçalves, no final da década de 70. No bairro dos Coqueiros, antigo módulo cinco, Perelmutter projetou, com Marciel Peinado, sua casa de praia, em lote com cerca de mil metros quadrados e de frente para o mar. A residência se caracteriza sobretudo pela simplicidade formal do projeto, pelos dormitórios autónomos e pelo apuro com que os autores implementaram detalhes construtivos perenes e de fácil manutenção.

A implantação da residência no lote procurou garantir o máximo de área livre, integrada à zona verde preexistente no loteamento. Assim, explicam os arquitetos, a casa transmite a sensação de estar inserida num grande parque. O partido adotado segue essa premissa: a edificação, relativamente fechada na entrada, abre-se nos fundos para o exterior – principalmente para a praia.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante