Benno Perelmutter e Marciel Peinado: Centro de Integração da Cidadania/Tucuruvi, São Paulo

Estrutura metálica e peças pré-fabricadas de concreto agilizaram a construção do Centro de Integração da Cidadania (CIC), no bairro paulistano do Tucuruvi. A obra, da Secretaria de Justiça paulista, concentra uma série de serviços à população. Os arquitetos Benno Perelmutter e Marciel Peinado desenvolveram o projeto dessa unidade-piloto, que servirá de modelo para a implantação de outros CICs no estado.

Criados pela Secretaria de Estado da Justiça, os Centros de Integração da Cidadania (CIC) têm a proposta de aproximar o Estado da comunidade, reunindo no mesmo endereço espaços para atividades comunitárias e serviços públicos –  emissão de documentos, tribunais de pequenas causas, cartórios e plantões de polícia, Procon e Ministério Público, entre outros. Os três primeiros CICs foram implantados em edificações já existentes nos arredores de conjuntos habitacionais da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) nas zonas sul, leste e oeste de São Paulo. O primeiro projeto específico para um CIC, em obra também coordenada pela CDHU, é o Tucuruvi Jova Rural, localizado na zona norte da cidade, na divisa com Mairiporã, que atenderá cerca de 500 mil pessoas.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante