BCMF Arquitetos: Edifício de uso misto, Belo Horizonte, MG

O projeto do BCMF Arquitetos para um edifício multiúso localizado em região privilegiada da capital mineira, próximo ao centro da cidade, é também uma intervenção de desenho urbano. Com o projeto, refaz‑se a ocupação da borda da quadra em que está inserido, elegendo-se preservações e demolições e criando-se uma praça interna, de livre acesso para os pedestres. As soluções urbanísticas, como a da fachada ativa, são inspiradas no Plano Diretor Estratégico de São Paulo.

O terreno está localizado no centro expandido da capital, um local de bastante vivacidade, mas ainda passível de adensamento. A ideia é utilizar todo o potencial de ocupação do solo, de modo, contudo, a fazer interagir o edifício com o entorno, tanto em decorrência das suas características urbanísticas quanto das arquitetônicas. Destacam-se, assim, a diversidade de escalas e de usos (residência, trabalho, comércio e lazer), assim como o desenho de implantação e a volumetria da edificação, com bastante diversidade de alturas e tipos de fechamentos. Jardins posicionados nas bordas de andares diversos também contribuem para tornar mais amigável a interface do edifício com a cidade.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante