B-O-V Architectes + Sergio Ekerman: Sede do NEOJIBA, Salvador, BA

Criado em 2007 pelo pianista e maestro Ricardo Castro junto ao Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA - sigla para Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia - teve como base provisória o Teatro Castro Alves, em Salvador, até que em 2019 foi inaugurada a sua sede própria no centro da capital. Ocupando o conjunto de três edificações contíguas que, localizado no Parque do Queimado, funcionou até meados do século 20 como usina de força da extinta Companhia de Águas do Queimado, o projeto arquitetônico do núcleo é de autoria do escritório suíço Butikofer de Oliveira Vernay Architectes (do qual a brasileira Olivia Oliveira é sócia-fundadora) e do arquiteto Sergio Ekerman.

Tanto a arquiteta paulistana quanto o carioca radicado em Salvador são formados pela Universidade Federal da Bahia – Olivia em 1986 e Sergio em 2002. Eles se conheceram em 1995, quando Olivia de Oliveira e Serge Butikofer eram professores na FAUFBA em Salvador. Desde então mantiveram contato, mas esta foi a primeira ocasião em que colaboraram profissionalmente e o primeiro projeto que o escritório suíço realiza no Brasil.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante