(Foto: Federico Cairoli)


Atelier Branco: Casa Modico, São Miguel do Gostoso, RN

Para a vivência plena do litoral nordestino, o projeto da casa de veraneio se ateve ao básico: dois volumes com um vão no meio deixam fluir o vento e a pintura em branco ajuda a atenuar o calor do sol. Aberta nas fachadas convenientes, a construção reverencia a paisagem do entorno e pousa discretamente enigmática em meio às dunas.

Para a dupla de arquitetos do Atelier Branco, Matteo Arnone e Pep Pons, a demanda surgiu após a conclusão de um trabalho anterior realizado no local, um vilarejo praiano paradisíaco que é cada vez mais apreciado como destino turístico. Embora as imagens aéreas sugerissem máximo isolamento, o terreno escolhido fica dentro de uma fazenda maior, a cinco minutos de carro de restaurantes e do supermercado local. O ponto definido para a implantação, ainda assim, mantém por perto a areia das dunas e da praia, a linha do mar, alguma vegetação e o céu. Nenhum outro vizinho à vista.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante