Unidades experimentais de habitação: a casa popular contemporânea? | Por Marcelo Tramontano

As mudanças ocorridas na sociedade brasileira durante as últimas décadas - tanto do perfil demográfico quanto dos padrões comportamentais - exigem novos modelos de habi-tação, incluindo a moradia de interesse social.

É verdade que o déficit habitacional tem rendido inúmeros artigos e reportagens. Mas uma revisão das atuais (e já ultrapassadas) soluções arquitetônicas para unidades e conjuntos destinados à população de baixa renda recebe pouca atenção, seja da mídia, seja dos próprios arquitetos e administradores públicos. Novos modelos que, além de eficientes e de baixo custo, contemplem as mudanças ocorridas devem ser buscados. Baseado nessas premissas, o Grupo de Pesquisa em Habitação (GHab) da Universidade de São Paulo, campus de São Carlos, SP, tem desenvolvido pesquisas inovadoras, marcadas pela noção de diversidade – de ocupação, de materiais e de soluções técnicas. Duas unidades já construídas estão disponíveis no campus de São Carlos para os interessados em verificar essas novas possibilidades de programa e de repertório de materiais.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante