Biblioteca do campus Santa Mônica da UFU, projeto de Paulo Zimbres e Luís Antônio Almeida Reis

Arquitetura regional – Uberlândia: o interior no centro

Em outubro de 1990, em sua edição 135, a PROJETO organizou uma matéria especial com o título "Dossiê Interior". Um número dedicado à árdua prática dos arquitetos longe da ribalta dos grandes centros de produção e consumo da arquitetura, mais distante ainda das publicações especializadas e muito perto da real produção arquitetônica do país. Conhecer as vicissitudes e a realidade dos arquitetos de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, é o prosseguimento dessa tarefa de mapeamento da arquitetura brasileira, nesse esforço da PROJETO em elaborar uma nova cartografia, em preparação há mais de 20 anos e sem horizonte de conclusão. Tarefa de trazer à luz o esforço dos arquitetos brasileiro de todas as partes do Brasil.

Olhando as arquiteturas do cerrado
Uberlândia e as perspectivas da arquitetura vistas do interior

“Cidade-jardim”, “metrópole interior”, “meca econômica, uma outra Nova York em pleno sertão do Brasil”. Assim se imaginava a elite dos cidadãos de uma cidade que na primeira metade do século 20 conhecia sinais de progresso que sugeriam slogans grandiloquentes: “Uberlândia foi fundada sob o signo de Cartago”. Grandiloquência que fazia parte de uma estratégia mais ampla. Getúlio Vargas, durante o Estado Novo, na carona da reputação uberlandense de “Capital do Brasil Central”, associava-a ao lema “marcha para o oeste”, em seu vislumbre de interiorização do país. Efetivamente, do ponto de vista econômico, Uberlândia liderava a economia do Brasil Central, na metade do presente século, como grande centro atacadista, em correspondência ao lema neobandeirante vitorioso. Discurso geopolítico, contemplando não só um futuro para o interior como a própria interiorização da capital do Brasil.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante