(Foto: Cristiano Bauce)

Arquitetura Nacional: Unicred do Brasil, Porto Alegre

Um programa convencional em um local inusitado. Assim pode ser definido o projeto da nova sede da Unicred do Brasil, em Porto Alegre. A equipe da Arquitetura Nacional desenvolveu o retrofit que transformou um antigo depósito de cigarros de pé-direito alto e 2.200 metros quadrados em um espaço corporativo para 410 funcionários. O maior desafio era criar microambientes em meio à metragem extensa, mudando a escala e impedindo que o escritório parecesse excessivamente grande.

O galpão está localizado nas proximidades do distrito industrial de Porto Alegre, uma região de intenso afluxo de veículos. O projeto incorpora aspectos importantes no desenho da fachada a fim de assegurar mais iluminação, privacidade e segurança para o local e, ainda, marcar presença na paisagem. Mas sem exageros, analisa a arquiteta Paula Otto, uma das autoras do projeto.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante