(Foto: Leonardo Finotti)

Arquitetura Nacional: Edifício Quadra K, Porto Alegre

O Edifício Quadra K ocupa o último terreno do loteamento Jardim Europa, um bairro planejado com edifícios residenciais de alto padrão, desenvolvido ao redor do Parque Germânia, na zona norte de Porto Alegre. A estratégia dos arquitetos para superar as dificuldades impostas pelas condições do lote foi dividir o prédio em quatro faixas paralelas, e perpendiculares ao parque, com as quais se organiza a ocupação dos apartamentos.

Localizado nos limites do loteamento, o último terreno disponível no bairro Jardim Europa deu lugar ao Edifício Quadra K, desenvolvido pelo escritório Arquitetura Nacional, com sedes em Porto Alegre e São Paulo. O lote apresenta desnível de quatro metros e tem formato irregular estreito e comprido, quase como uma gota, resultado da sua conexão com o tecido urbano mais antigo. A segunda menor face do terreno está de frente para o Parque Germânia, voltada para o noroeste, equipamento com mais de 15 hectares que oferece infraestrutura de lazer e esportes, lago e áreas verdes, incluindo zonas de preservação de mata nativa.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante