(Foto: Manuel Sá)

Arquitetos Associados: Nova sede do Museu do Pontal, Rio de Janeiro

Quarenta e cinco anos de depois de ser inaugurado, no Rio de Janeiro, o Museu do Pontal abriu em 9 de outubro de 2021 as portas da sua nova sede. Concebida pelos profissionais do mineiro Arquitetos Associados, a construção substitui a unidade pioneira, do Recreio dos Bandeirantes, aberta em 1976 pelo artista e designer francês Jacques Van de Beuque (1922-2000). Evoluindo ao longo dos anos de uma casa para um museu cercado por vigoroso jardim, o seu acervo soma mais de três mil obras de arte popular.

A mudança foi um imperativo: desde 2010 a antiga propriedade do Pontal, península da orla da Barra da Tijuca, sofreu inundações sistemáticas e em 2014 os arquitetos foram chamados para propor uma solução para a permanência do museu no local. A ideia era criar um pavilhão elevado do solo, mas por fim decidiu-se pela mudança de endereço. O projeto definitivo começou em 2015 considerando a implantação em uma extensa propriedade (mais que o dobro, com seus 13 mil metros quadrados de área, do que o antigo terreno) cedida pela municipalidade.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante