AR Arquitetos: Galeria e ateliê de arte, São Paulo

Marina Acayaba e Juan Pablo Rosenberg, do AR Arquitetos, retomam neste projeto para um ateliê e galeria de arte, em São Paulo, o partido da ordenação espacial em torno de pátios abertos. Inserida a construção no contexto resguardado de uma remanescente vila paulistana, limítrofe à conturbada dinâmica da avenida Santo Amaro, tal princípio faz dos recuos obrigatórios ambientes de uso cotidiano e de conexão entre as partes da edificação. É assim que se aproveita a totalidade do lote sem prejuízo da relação com a vizinhança e do conforto ambiental dos interiores.

Três volumes de concreto organizam a setorização e estabelecem as relações visuais e funcionais do projeto. Cada bloco abriga uma parte do programa: junto à rua estão a copa/oficina, à direita do lote, e o escritório/oficina para locação, à esquerda; nos fundos, alinhado a este último, há o escritório da artista. Eles têm alturas distintas e estão desalinhados entre si, resultando da sua interligação o amplo e bem iluminado salão de pé-direito duplo onde se realiza a feitura das obras de arte. Dois pátios com funções distintas se associam aos volumes. Na frente, delimitando uma área reservada e descoberta, coincidente com o recuo, um deles ocupa o que seria uma vaga de estacionamento e serve ao setor de serviço; já no centro da porção esquerda do terreno é para um jardim seco que estão voltadas as aberturas internas da edificação.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante