Antônio Ricardo Sardo, Fabíola Ana Tonin e Mário César Costenaro: Teatro Municipal, Toledo, PR

O Teatro Municipal de Toledo, projetado por Antônio Ricardo Sardo, Fabíola Ana Tonin e Mário César Costenaro, é uma construção que procura, por meio de suas formas livres, valorizar-se e integrar-se à função do edifício. A liberdade formal adotada em sua arquitetura, dizem os autores, estabelece analogia com a função histórica do teatro, “cenário das possibilidades da livre expressão humana”.

A liberdade formal na arquitetura reforça o caráter intrínseco do Teatro Municipal de Toledo, cidade de cerca de 100 mil habitantes situada na região oeste do Paraná. A proposta conceitual de trabalhar com formas livres foi adotada pelos arquitetos Antônio Ricardo Sardo (do escritório ARS Arquitetura), Fabíola Ana Tonin e Mário César Costenaro (ambos do 4 Arquitetos Associados), juntos no projeto desde a montagem do programa. Os autores justificam essa abordagem lembrando que os teatros têm como principal objetivo a livre possibilidade de expressão humana.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante