Angelo Bucci/MMBB: Clínica de psicanálise, Orlândia (SP)

O limite entre o espaço público e o privado é o ponto central deste trabalho, uma clínica de psicanálise com elementos que a caracterizam quase como uma obra experimental. O arquiteto responsável pelo projeto, Angelo Bucci, do escritório MMBB, aproveitou a percepção dos clientes e a liberdade do programa e da legislação local para produzir um ensaio arquitetônico. O rico repertório espacial que dele resulta é alinhavado com elementos recorrentes da arquitetura brasileira: a diversificação de espaços com a criação de níveis artificiais e uma leitura particular do tratamento da luz natural.

Localizada no centro de Orlândia, cidade agroindustrial próxima a Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, esta clínica de psicanálise foi projetada para abrigar dois consultórios, além de um espaço para biblioteca e sala de estudos. O arquiteto, explicando suas idéias a respeito do público e do privado, sugere pistas para o entendimento da proposta: “O foco deste projeto não é uma coisa nem outra, mas a relação entre elas, ou a transição de uma para outra”.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante