Pátios externos, nas extremidades do primeiro bloco, complementam suas atividades

André Vainer e Guilherme Paoliello: Residência, Carapicuíba, SP

A casa é construída integralmente com tijolo comum: as cascas da cobertura, as paredes estruturais, pequenos muros e alguns mobiliários. O desenho dos elementos que delimitam os espaços e a inter-relação dos vazios revelam a sofisticação do projeto. O primeiro segmento, bastante compartimentado, está alinhado aos pátios externos com funções complementares. A extensa passagem interna que os interliga estabelece a transição para o segmento intermediário, recortado pelo pátio interno. O último, suspenso sobre pilotis, caracteriza-se pela continuidade espacial.

A residência do arquiteto Guilherme Paoliello ocupa um terreno em declive, desenvolvendo-se em três platôs e diversos patamares externos destinados aos pátios e jardins. Implantada numa cota intermediária, a casa é definida em três segmentos longitudinais, cobertos por abóbadas autoportantes de tijolo.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante