(Foto: André Scarpa)

Andrade Morettin Arquitetos: Biblioteca do Colégio Santa Cruz, São Paulo

Um térreo convidativo à permanência e que se apresenta como uma ampla varanda, sombreada, envolta por praça ajardinada. Acima dele, uma biblioteca envidraçada que, equipada com ambientes, móveis e instalações para os mais diversos tipos de uso, foi concebida para o usufruto de alunos de todas as idades. Tal é a síntese do projeto do Andrade Morettin Arquitetos para a nova biblioteca do Colégio Santa Cruz, em São Paulo, inaugurada em 2020.

A promoção do concurso fechado de arquitetura, em 2017, para a criação de uma nova biblioteca, fez parte do processo de modernização e reestruturação pedagógica e do espaço físico do Colégio Santa Cruz, de São Paulo, dos ensinos Infantil ao Médio. Precedido pela execução de obras de requalificação paisagística do campus, com as quais se buscou potencializar a sociabilidade da comunidade nas áreas verdes do terreno amplo, o certame refletia o entendimento do papel central – físico e simbólico – da biblioteca na nova dinâmica pedagógica pretendida pela instituição. O equipamento é lindeiro à praça central do campus, atravessado pelo eixo de ligação dos dois principais acessos e, portanto, de distribuição dos fluxos cotidianos da escola.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante