Spot 393 (Foto: Leonardo Finotti)

AMZ Arquitetos, Triptyque e Isay Weinfeld: Edifícios de uso misto – Spot 393, Harmonia 1250 e Lacerda -, São Paulo

Um de frente para o outro e o terceiro a poucos metros de distância: são vizinhos os três edifícios que publicamos a seguir, localizados no Sumarezinho, em São Paulo, nas imediações da estação de metrô da Vila Madalena. Todos empreendidos pela Idea!Zarvos e compartilhando a particularidade da destinação multiúso. Um deles prioritariamente residencial, o Spot 393, projetado pelo AMZ Arquitetos, e os outros dois comerciais com alguma moradia: o Harmonia 1250, do escritório Triptyque, e o edifício Lacerda, concebido por Isay Weinfeld. Mas todos eles com um terceiro uso, o do varejo, no térreo.

A coincidência da localização e da destinação tem uma razão de ser: o incentivo dado à verticalização daquele trecho da cidade pelo Plano Diretor Estratégico de São Paulo, de 2014. Mudança de zoneamento e a designação da zona como Eixo de Estruturação da Transformação Urbana, por causa da disponibilidade de transporte público na região, duplicaram o coeficiente de aproveitamento dos lotes, que passou para quatro vezes a área do terreno. Além disso, incentivou-se a diversificação dos usos das edificações através da concessão de área construída adicional, não computável, no limite de até 20% de área construída permitida por lei.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante