aflalo/gasperini: Torre Matarazzo, São Paulo

Instalado na avenida Paulista, no terreno que abrigou a mansão da família Matarazzo, demolida em 1996, o empreendimento de 124,5 mil metros quadrados de área construída tem dois edifícios com estruturas independentes, porém interligados pela volumetria e pela estética das envoltórias, revestidas com vidro laminado de controle solar low-e.

Com base nas premissas de construção de uma torre comercial com lajes de até 2 mil metros quadrados, independente do shopping center – este com no máximo quatro pavimentos e um teatro-, o escritório aflalo/ gasperini arquitetos esboçou a volumetria do conjunto de edifícios, incorporando as demais condicionantes legais: gabarito e necessidade de preservação de árvores. “Achamos importante deixar um recuo na avenida Paulista que se transformaria numa grande praça de acesso e daria importância ao complexo”, explica a arquiteta Flávia Marcondes, diretora associada da empresa. O terreno de 11.952,50 metros quadrados está localizado na esquina da avenida com a rua Pamplona.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante