Aflalo & Gasperini Arquitetos: Central Towers Paulista, São Paulo

O projeto do Central Towers Paulista - conjunto de edificações de uso misto (flat, consultórios, hospital-dia, restaurante e centro de convenções) - foi desenvolvido pelo escritório Aflalo & Gasperini Arquitetos. O terreno íngreme em que foi construído (na Bela Vista, bairro da zona central de São Paulo) exigiu a implantação em dois blocos, com resultado que surpreende pela harmonia e integração.

A idéia do projeto foi criar, sob o conceito de uso misto, um conjunto destinado ao segmento médico, que reunisse flats, consultórios, hospital-dia (onde as pessoas fazem pequenas cirurgias e permanecem por algumas horas), restaurante e centro de convenções. O terreno apresentava dificuldades, por ser muito íngreme e de formato irregular. Ele ocupa área entre uma alça da 23 de Maio, importante via expressa que une a zona sul ao centro, e a rua Maestro Cardim, próxima a diversas instituições hospitalares importantes. Da rua para a avenida, a diferença de cotas é de cerca de 14 metros, e a encosta precisou receber muro de contenção. O grande desnível fez com que um dos blocos ficasse apoiado sobre uma base, enquanto o outro desce até quase a 23 de Maio, o que deixou os subsolos aflorados em uma das faces. O terreno apresentava ainda outro problema: um velho edifício, que ocupa parte do lado voltado para a rua.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante