Adilson Costa Macedo: Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, São Paulo

Na sede da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), o arquiteto Adilson Costa Macedo aproveitou parte de um imóvel existente e acrescentou à composição um novo bloco. Assim acomodou todas as exigências do programa da entidade, dedicada a cursos de extensão universitária. Áreas claras, bem dispostas, grandes transparências e ambientes despojados apresentam-se numa arquitetura limpa e funcional. Nota-se no projeto a preocupação do autor de, com sutileza, distinguir a construção remanescente do anexo, que funciona como articulador das circulações.

Criada em 1974 e dirigida por professores do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP), a Fipecafi necessitava expandir suas instalações em função da demanda por seus serviços – além dos cursos de extensão universitária, a instituição funciona como órgão de apoio àquela escola. Seu novo programa de necessidades previa no mínimo cinco salas de aulas para 30 alunos, salas para palestras com capacidade para 60 pessoas, sala de professores, área para refeições e dependências administrativas, entre outros itens. Era importante, no entanto, não se isolar fisicamente da universidade, até porque continuariam a ser usadas algumas instalações disponíveis na USP. Para cumprir essas metas foi adquirido um imóvel na rua Alvarenga, em terreno contíguo à Cidade Universitária, no bairro do Butantã, zona oeste de São Paulo.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante