A verdadeira Arquitetura suplanta o tempo. O resto apenas suja a cidade | Por Adilson Melendez

O edifício Nova São Paulo, conjunto administrativo implantado na zona sul de São Paulo, continua contemporâneo. Projetado pelos irmãos David e Dácio Ottoni, junto com Ubaldo Carpigiani, o prédio supera, na maturidade de sua proposta, o tempo e os vizinhos edificados anos depois - alguns deles bem mais recentes. O acerto da abordagem, tanto no partido como na implantação, mostrara-se já na proposta com que o trio, no final da década de 1970, venceu concurso fechado organizado pela (na época) Gessy Lever. A organização pretendia centralizar sua administração no país e convidara alguns arquitetos a apresentar projetos para o terreno.Antes mesmo de o edifício ficar pronto, o grupo reviu essa disposição, mas concluiu a construção. A edificação foi então alugada para a Ford Brasil. Anos depois, com a joint venture formada no país, em 1987, pelo grupo norte-americano e a Volkswagen brasileira, o prédio se transformaria na sede administrativa da Autolatina.

O edifício Nova São Paulo, conjunto administrativo implantado na zona sul de São Paulo, continua contemporâneo. Projetado pelos irmãos David e Dácio Ottoni, junto com Ubaldo Carpigiani, o prédio supera, na maturidade de sua proposta, o tempo e os vizinhos edificados anos depois – alguns deles bem mais recentes.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante