(Foto: Cristiano Mascaro)

A restauração do Teatro Municipal de São Paulo

Teatro Municipal de São Paulo: caderno de obras - Às vésperas de completar 77 anos, o Teatro Municipal de São Paulo passa por um processo de total modernização e restauro. Se a memória e a cultura da metrópole e seus cidadãos são motor da obra em curso, a memória do trabalho, da técnica e da criatividade desenvolvidos nesse canteiro de dimensões e características tão pouco comuns torna-se, por sua vez, patrimônio e documento de referência fundamental. (Texto de Cecília Rodrigues dos Santos, a partir do depoimento dos arquitetos responsáveis pelo projeto, Maria Luíza Dutra e Walter Arruda de Menezes, com a colaboração da historiadora Patrícia Servilha)

O edifício do Theatro Municipal tem o perímetro rectangular. O maior comprimento é de 86 m e a maior largura de 42 m. A distribuição do edifício em plano é feita de accordo com suas divisões principaes. Compoem-se de tres corpos: o corpo da fachada, abrangendo o vestíbulo, a escada nobre, salão, portaria, restaurante e dependencias da administração; a parte central, comprehendendo a sala de espectáculos com seus corredores e lerias lateraes; e o corpo posterior, formando o palco… O perímetro é recortado por corpos avançados, terraços, galerias em columnata, porticos, pilastras e balcões os quaes movimentam as linhas de contorno nos differentes planos, em combinações sempre simétricas, conforme é proprio do estylo adoptado para o edifício. Tem sete pavimentos, dos quaes um subterrâneo, cinco correspondendo aos planos e ordens da sala de espectáculos e o pavimento alto sob a cupula central, destinado a scenographia e a deposito de mobiliário scenico…

Trechos descritivos do teatro,  extraídos da Monographia do Theatro Municipal de São Paulo, de autoria de Ricardo Severo e publicada em 11/9/1911, dia da inauguração. Foi mantida sua grafia original.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante