Conteúdo Roll-on:
A diferença está nos detalhes

Diferentemente de muitas soluções disponíveis no mercado, o sistema Roll-on contempla, em um só produto, estrutura e cobertura. Além de atender à necessidade primordial de uma cobertura, que é proteger da água das chuvas, o sistema fabricado pela Marko prevê todas as necessidades de complementos e acessórios que uma cobertura moderna demanda, como fixação de instalações, iluminação ou ventilação natural, painéis solares, etc

O Sistema de Cobertura Roll-on é patenteado em vários países – além do Brasil, Estados Unidos e União Europeia etc. – e fabricado com exclusividade pela empresa Marko, que introduziu conceitos da indústria automotiva em sua produção. Segundo Christophe Schwarzberg, Gerente de Negócios da Marko, o processo de produção da empresa vai além da pré-fabricação e pré‑engenharia.

Na Marko os processos são de pré‑industrialização, onde o controle de qualidade ocorre na etapa produtiva, permitindo a padronização e melhorias contínuas no produto. Além disso, possibilita a manutenção de estoques reguladores, garantindo pronta entrega e redução do lead time (ciclo) necessário em processos tradicionais. Christophe também destaca o conceito de peças intercambiáveis, que permite que complementos e acessórios sejam agregados à cobertura de maneira pensada, sem improvisações.

Um dos principais detalhes do Sistema de Cobertura Roll-on é contemplar, em um só produto, estrutura e cobertura, na contramão de muitas soluções no mercado, que tratam telhas e estruturas de forma independente e desassociada. O Roll-on também é revolucionário em relação ao deslocamento das águas sobre a cobertura. É o único sistema hidrodinâmico, contínuo, e com baixa inclinação (1% apenas), onde as águas se movimentam sobre a cobertura em direção às extremidades, não se acumulando e evitando, assim, as pressões hidrostáticas e possibilidades de vazamento.

Segundo Christophe: “Vazamentos são sempre gerados por pressão hidrostática, ou seja, pressão exercida pela água acumulada sobre a cobertura e suas penetrações”. Em constante evolução, Roll-on atende a uma série de necessidades complementares, como iluminação natural, isolamento térmico e acústico, painéis solares, linhas de vida etc.

Instalações elétricas, hidráulicas, de incêndio e de refrigeração podem ser fixadas nos módulos estruturais do sistema, que são dispostos paralelamente e com furações específicas para essas finalidades. Esse detalhe elimina a necessidade de estruturas de apoio complementares, além de garantir maior agilidade na montagem e entrega da obra.

Para projetos sustentáveis, Roll-on conta com sistema próprio de ventilação, que funciona por convecção, sem motores, eliminando o ar quente e retirando fumaça ou gás quando produzidos no processo industrial. Também dispõe de um sistema de iluminação natural prismática que, além de possibilitar conforto térmico e economia de energia, contribui para a obtenção de selos verdes, como LEED e AQUA.

A cobertura Roll-on oferece duas opções para proteção termoacústica: Isoband e Double Band. Nos casos onde há necessidade extra de proteção térmica e acústica ou simplesmente por questão estética, é possível aplicar outro acessório da Marko: o forro metálico Snap-on.

Produzido em aço galvanizado pré-pintado, o Snap-on é composto por placas que são fixadas diretamente na estrutura, sem a necessidade de apoios complementares – solução ideal para substituir o forro tradicional, devido a sua instalação ainda mais prática, apelo estático sofisticado e facilidade de acesso permanente à cobertura.

 www.marko.com.br
(21) 3282-0400

 

*O conteúdo do Acervo PROJETO está em constante atualização. Algumas matérias publicadas podem apresentar textos em desacordo com as regras ortográficas atuais, bem como imagens em menor resolução que o ideal, ou mesmo a falta delas. Ajude-nos a atualizar o site enviando mensagens aqui.