Especial: 8º Prêmio AsBEA

Nas próximas páginas, o leitor poderá acompanhar a reportagem especial que preparamos sobre os premiados e destaques da oitava edição do Prêmio Asbea, promovido bienalmente pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura.

Como na edição anterior do certame, a participação esteve aberta a associados e não associados da instituição, de modo a – como salienta o arquiteto Marcelo Barbosa, pela segunda vez consecutiva o curador da premiação – fazê-lo representativo da diversidade da atuação dos profissionais da área no Brasil. Há ainda um importante caminho a ser trilhado pela Asbea, que é, em síntese, o da reversão do predomínio do trabalho autônomo do arquiteto contra a minoria dos que se constituem empresarialmente. Por outro lado, destaca-se a sinergia que tem havido entre as várias unidades da entidade – recentemente foi criada a Asbea/SP, local que acumulava a tarefa de gerir os assuntos paulistas e nacionais da associação -, sobretudo na defesa da qualificação contínua dos seus profissionais e do reconhecimento das atribuições da arquitetura nos domínios privado e público. O percurso em defesa da relevância da profissão no Brasil é longo, mas iniciativas como as do prêmio que apresentamos a seguir podem contribuir para encurtá-lo.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante